sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Emoção x Comportamento no emagrecimento


Se eu tivesse escrito um post ontem teria sido esse:

6h as 7h – Acorda, dá o leite do filho, toma café, toma banho, escova dentes, troca de roupa, se maquia, arrumar o filho para escola.
7h – Deixa filho na escola
7:30 h – chega no trabalho
7:30 as 11:30 – trabalha
11:30 – sai para pegar o filho na escola
12h – chega na escola, pega o filho e vai almoçar
12h – 13:15h – paparica filho, beija, cheira, se der tempo dá um banho, ou  dá o almoço ou coloca para dormir, se não faz um ou outra coisa. Almoça
13:15h – volta para o trabalho
13:30 – chega no trabalho
13:30 as 18h – trabalha
18h – volta para casa e fica 30 min fazendo exercícios com a pontas dos pés na embreagem e freio e um pouquinho de mãos na direção também.
18:30 – chega em casa
18:30 às 20:30 – janta, paparica filho, beija, cheira, brinca, se tiver mercantil para fazer sai com o filho a tiracolo, se não, tenta tomar banho, sentar no sofá.
20:30 – dar banho no filho, escovar os dentes do filho, colocar pijama no filho, colocar filho para dormir.

Pronto! O que?  Depois de tudo isso eu ainda preciso fazer atividade física, lembrar de dieta, blogs, FB, twitter, marido, cabelo arrepiado, unhas, ler um livro?

Acho que eu vou é?


P.S: Apesar de tudo isso, eu fiz 20 min de exercício físico.

Hoje o post está mais light e reflexivo. Hoje é sexta-feira, afinal, todo mundo diz na sexta-feira, toda a semana é mesma coisa. Dia de cerveja né!! Nãããão necessariamente! rsrsrsrsrsrs
Parece que todas as nossas tensões caem como um passe de mágica na sexta-feira, para retornarem no domingo a noite com a musiquinha do Fantástico. Enfim... Daí que hoje estava pensando em falar sobre emoção x ações, visto que nosso blog tem o intuito de sempre mostrar o quanto as emoções influenciam fortemente na formação de nossos hábitos saudáveis e fortalecimento da auto-estima.
Hoje me peguei com aqueles balõezinhos típicos em nossas cabeças com imagens de: comidas ou situações em que estou comendo por exemplo: a famosa lingüiça como petisco, molhada no vinagrete e depois envolvida com uma farofa seguida de um gole de cerveja bem gelada, o restaurante que a gente sempre vai, eu e meu marido, e a gente batendo papo sobre a vida. Outro balão era eu comendo um top sundae do Mac Donald. Ou uma empada agora a tarde aqui no meu emprego.
Vejam bem: todas essas situações são visualizadas por mim(pois ainda não me eduquei a combate-las totalmente) e por conseqüência, sentidas como se fossem reais. Eu sinto como uma descarga de tensão ocorresse o que me leva a crer que seria bom se eu pudesse concretizá-las, afinal, “não é todo dia que venho fazendo isso”, ou “só uma vezinha!”, ou “a semana foi ta estressante, é para desopilar”.
Outras variantes são: situações de consumo ou em shoppings ou em salão de beleza, algo para “dar aquela levantada na auto-estima” sabem?
Sabemos que, isoladas e mediante uma avaliação real da necessidade e prioridade, essas situações vistas de forma isoladas, não trazem nenhum mal a humanidade, porém sabemos também que isso está se tornando cada vez mais comum e corriqueiro, um passo para se tornar um mau hábito ou um vício se feito em excesso e descontroladamente. Daí a atenção que devemos ter sobre estes aspectos emocionais de nossas atitudes e buscar sempre: SABEDORIA, LUCIDEZ, DISCERNIMENTO E AUTOAVALIAÇÃO.
Não é a toa que os programas de valorização da vida, tanto para viciados em álcool, drogas, e, também, os programas de grupo para reeducação alimentar como Vigilantes do Peso, Meta Real, dentre outros, apostam na busca da reprogramação mental, emocional e comportamental diante do problema vivenciado. Visam a cada dia e todo dia, a mudança na qualidade do pensamento e no controle que este em conjunto com a emoção tinham sobre nosso corpo, passando para que NÓS tenhamos uma atitude AUTO-RESPONSÁVEL pelas nossas escolhas, ou seja, NÓS é que controlamos nossos: PENSAMENTOS, EMOÇÕES E COMPORTAMENTOS.

Bom Fim de Semana de muito AUTOCONTROLE E RESPONSABILIDADE POR NOSSAS ESCOLHAS.

SEJAMOS FELIZES E, O MAIS IMPORTANTE, FAÇAMOS OS QUE ESTÃO AO NOSSO REDOR FELIXES JUNTO CONOSCO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário